Caso pretenda equilibrar as equilibrar as suas finanças pessoais ou criar um fundo de maneio, é possível através de algumas dicas de poupança.

1 - Leve marmita para o trabalho

Esta dica têm um impacto muito grande no orçamento, uma vez que em média o valor de refeição poderá rondar entre os 8 e os 10 euros, sendo que representa uma poupança de aproximadamente 210 euros mensais. O mesmo se aplica ao pequeno-almoço,  lanches e ainda aos cafés fora de casa.

O melhor é mesmo levar a marmita e ainda uns snacks para o longo do dia, caso seja possível e tenha condições para tal o local de trabalho.

2 - Registe as suas despesas

Crie um documento Excel  de forma a descobrir onde está a gastar mais dinheiro, de forma a poder fazer os cortes necessários.

3 - Analise os talões e folhetos de desconto

Aproveite as promoções e os folhetos semanais dos supermercados, analise sempre o mesmo e elabore uma lista de compras de forma a evitar deslocações desnecessárias e de forma a evitar comprar produtos que não precise. Aproveite também para comprar em quantidade os alimentos que regularmente utiliza, evitando comprar os mesmos só porque estão em promoção, ai poderá representar um gasto extra.

4 - Planeie as refeições semanais

Elabore uma listagem das refeições semanais, de forma a não desperdiçar os alimentos e conseguir poupar um valor significativo semanalmente.

5 - Poupe nos combustíveis

A escolha do posto de combustível com o preço mais baixo pode ser significativa no orçamento disponível., que poderá rondar aproximadamente uma diferença de 8 cêntimos por litro.

Poderá encontrar essa informação em: http://www.precoscombustiveis.dgeg.pt/ ou nas seguintes aplicações: Gasol, Mais Gasolina, Portugal Energia, VivaGas, todas as aplicações são gratuitas.

6 - Use mais dinheiro em vez do cartão

Quando fizer as suas compras não faça todos os pagamentos com cartão, levante o dinheiro que ache que vai ser necessário para todas as compras que necessita de fazer, desta forma irá controlar e gerir muito melhor o dinheiro que têm disponível e o que já gastou.

7 - Estipule um valor mensal para pôr de lado

Pode utilizar o mealheiro, uma conta poupança, o importante é cumprir a risca, poderá definir um valor semanal ou diário, ou por exemplo coloque as moedas que têm nos seus bolsos no final do dia.